A C.Vale, cooperativa agropecuária com sede em Palotina, no Paraná, encerrou o ano passado com faturamento de R$ 22 bilhões, em queda de 10% ante 2023 por causa dos problemas climáticos que reduziram a produção de grãos no país na safra 2023/24. Mas as sobras (lucros) do grupo aumentaram quase 25% na comparação, puxadas por bons resultados nas áreas de carnes de frango e peixes, e R$ 150 milhões estão à disposição dos associados.
Em comunicado, a C.Vale destacou que o crescimento na área de peixes foi possível graças ao acordo firmado com a Paturi Piscicultura, que permitiu à cooperativa processar e comercializar carne de tilápia de produtores ligados à empresa. Esse acordo abriu espaço para um aumento do abate de 190 mil para 240 mil tilápias por dia. A C.Vale também realçou o início da produção de sementes de soja em Catalão, Goiás, para atender aos cooperados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A C.Vale adiantou, ainda, que vai investir em unidades de grãos para ampliar o recebimento e a expedição de soja e milho. Na área de grãos, o grupo também pretende continuar a ampliar a capacidade de processamento de soja em sua unidade localizada em Palotina, até que o volume máximo de 60 mil sacas de 60 quilos por dia seja alcançado. Além de atuar nas áreas de grãos, frango e peixes, a C.Vale está presente nos mercados de suínos, leite e mandioca.
No comunicado, o presidente da C.Vale, Alfredo Lang, lembrou da decisão da cooperativa de deixar de descontar valor correspondente a 1% da produção vendida pelos associados. “O aumento do capital social passa a se originar dos valores que a C.Vale conseguir agregar aos produtos que comercializa”, afirmou o dirigente. A C.Vale conta com mais de 28 mil associados
Inscreva-se para receber
as notícias gratuitamente
Ao inserir seu e-mail, você concorda em receber a newsletter do NPAgro. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento
NP Agro é um portal de notícias independente, dedicado à cobertura do agronegócio e dos temas que impactam o setor. Temos o compromisso de trazer a público uma visão aprofundada sobre o agro e garantir uma representatividade equivalente à sua importância.