A francesa Louis Dreyfus Company (LDC), uma das maiores empresas de agronegócios do mundo, inaugurou nesta quinta-feira um novo terminal intermodal de açúcar em Pederneiras, no interior de São Paulo. A unidade conta com um armazém com capacidade estática para 90 mil toneladas e pode movimentar pelo menos 150 mil toneladas por mês.
Segundo a LDC, o terminal possui um moderno sistema de recebimento e expedição, incluindo coleta automática de amostras, balanças automatizadas e transportadores, e está habilitado para receber até 6 mil toneladas de açúcar por dia (em dois turnos de operação) e expedir até 8,5 mil toneladas diárias por ferrovia, totalizando uma capacidade anual de 1 milhão de toneladas.
A multinacional destaca que o novo terminal será uma alternativa para as usinas do Centro-Sul do país escoarem seu açúcar por ferrovia até o porto de Santos, com economia de custos em relação ao transporte rodoviário, atualmente majoritário. E que poderá gerar sinergias com suas operações no Terminal Exportador de Açúcar do Guarujá (TEAG) e também com atividades de outras áreas, como grãos e oleaginosas.
“Com o início da operação em Pederneiras, dobraremos nossos volumes de açúcar transportados por ferrovia, que chegarão a 50% no país”, afirma Guilherme Correia, diretor da Plataforma de Açúcar da LDC no Brasil, em nota. A LDC encerrou 2024 com vendas globais de US$ 50,6 bilhões e lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de US$ 1,9 bilhão.
Inscreva-se para receber
as notícias gratuitamente
Ao inserir seu e-mail, você concorda em receber a newsletter do NPAgro. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento