Após os bons resultados obtidos com financiamentos ao agro brasileiro no ano passado, a fintech MerX, com sede na capital de São Paulo, está multiplicando seus negócios e quer se consolidar como banco digital dedicado ao setor. Por meio da gestora que mantém em parceria com a Indie Capital Investimentos, a empresa desembolsou R$ 200 milhões em 2024, em 144 operações, e a expectativa é chegar a R$ 600 milhões este ano.
Para fomentar esse avanço, a MerX tanto poderá ampliar o fundo que hoje irriga suas transações quanto criar novos veículos complementares. Antes de lançar o FDIC existente, há menos de dois anos, a empresa atuava no mercado com capital proprietário. O crescimento observado tem sido ancorado sobretudo em operações de custeio de soja e milho de produtores rurais.
Segundo Gustavo Vazquez, CEO da MerX, nessas operações a empresa oferece soluções que vão desde o financiamento em si, cujo prazo médio gira em torno de oito ou nove meses, até a rastreabilidade da produção movimentada com o apoio dos recursos, que em 2024 somou cerca de 52 milhões de toneladas de grãos, e apoio à exportação. Na plataforma da empresa, os clientes podem acessar, por exemplo, dados fundiários e ambientais da produção que está sendo originada.
Com essas ferramentas, a MerX comemorou “inadimplência zero” no ano passado, apesar da quebra da safra de soja no Centro-Oeste e da queda das cotações de soja e milho. “Também conseguimos cumprir o desafio de trazer serviços e tecnologia a cooperativas, cerealistas e indústrias que são os primeiros compradores das colheitas dos produtores rurais”, disse Vazquez, que passou em grandes companhias do setor, como ADM e Noble, antes de fundar a MerX em parceria com Guilherme Dominicci e Paolo Silva, com quem havia trabalhado no BTG Pactual.
Vazquez explicou que a tecnologia empregada da plataforma da MerX é capaz de cruzar informações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de uma determinada propriedade, avaliar riscos, indicar certificações cabíveis e, com isso, orientar os compradores sobre as melhores alternativas para a venda dos produtos agrícolas. “Ajudamos nossos clientes a organizar seus contratos. São serviços que também podem melhorar a percepção de risco dos clientes por parte dos bancos, por exemplo”, realçou.
Inscreva-se para receber
as notícias gratuitamente
Ao inserir seu e-mail, você concorda em receber a newsletter do NPAgro. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento