As vendas de vinhos chilenos ao Brasil superaram US$ 134 milhões de janeiro a agosto de 2025 e cresceram 2,3% em relação a igual intervalo de 2024, conforme dados compilados pelo ProChile, braço do Ministério das Relações Exteriores do parceiro sul-americano responsável por promover as exportações do país.
O Brasil se firmou, assim, como o principal destino das exportações de vinhos do Chile, com participação de quase 14% no valor total. Os mais comercializados pelas empresas chilenas no mercado brasileiro no período foram os tintos com misturas de uvas (US$ 59 milhões), os tintos cabernet sauvignon (US$ 15 milhões), os brancos (US$ 13 milhões).
A partir dessa relação já consolidada, o Chile quer ampliar as vendas de outras bebidas aos brasileiros, e essa estratégia será colocada à prova na Prowine, feira que será realizada entre os dias 30 de setembro, em São Paulo. Além de vinhos, gin, vodka e bitter, todos da região da Patagônia, estarão na vitrine, como destaca Hugo Corales, diretor do ProChile, em nota.
No total, incluindo todos os destinos, as exportações chilenas de álcool e bebidas destiladas somaram US$ 20 milhões nos primeiros oito meses deste ano, com alta de 29,3% ante o mesmo período de 2024. Apesar do incremento, a base ainda pode ser considerada pequena, o que sugere que o potencial para avanços pode ser interessante.
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