O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou ontem, durante a abertura do Semiárido Show, em Petrolina (PE), que vai destinar até R$ 60 milhões para apoiar a produção e a multiplicação de bioinsumos por cooperativas da agricultura familiar. Os recursos, não reembolsáveis, virão do Fundo Socioambiental da instituição, e a iniciativa terá colaboração técnica da Embrapa.
“Por meio de chamada pública de abrangência nacional, priorizando as regiões Norte e Nordeste, o BNDES Bioinsumos vai fomentar a produção e multiplicação de bioinsumos em unidades de produção industriais ou semi-industriais, tornando possível a transição tecnológica para o uso de bioprodutos de forma integrada a agroecossistemas na produção de alimentos saudáveis”, informou o banco.
Segundo o BNDES, serão fomentados inoculantes a partir de microrganismo isolado (fungos e bactérias), bioestimulantes a partir de microrganismo isolado (fungos e bactérias), microrganismos para o controle de pragas (fungos e bactérias), insetos para o controle biológico de pragas, biofertilizantes produzidos a partir de biomassa vegetal, biofertilizantes de compostos farelados fermentados e biofertilizantes produzidos a partir de compostagem de resíduos orgânicos (desde que combinado a outro item apoiável)
Ainda conforme a instituição, os bioinsumos em questão deverão ter uso aprovado para a agricultura orgânica e ter como finalidade a produção de alimentos saudáveis, contendo macro ou microorganismo, com foco na unidade de produção de bioinsumos para uso próprio. O BNDES aportará, no máximo, R$ 5 milhões por CNPJ.
Inscreva-se para receber
as notícias gratuitamente
Ao inserir seu e-mail, você concorda em receber a newsletter do NPAgro. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento