A australiana Nufarm, uma das maiores empresas de defensivos agrícolas do mundo, está de volta ao Brasil. A empresa havia deixado de atuar no país em 2019, quando vendeu os negócios de proteção de cultivos e tratamento de sementes na América do Sul para a japonesa Sumitomo, por 1,118 bilhão de dólares australianos. Continuou com negócios no mercado brasileiro de sementes por meio da Nussed, mas agora confirmou que incorporou esse braço de sementes do grupo e vai oferecer soluções integradas aos produtores rurais.
Em comunicado, a empresa destacou que deverá lançar cerca de 15 novos produtos para a proteção de plantas no Brasil, destinados a lavouras de soja, milho, algodão e cana-de-açúcar, entre outros. Se em sua primeira fase de operações no país a Nufarm tinha foco em produtos pós-patente – ou seja, genéricos -, nesta nova etapa vai se concentrar em “produtos inovadores”. O primeiro deles será um defensivo biológico utilizado no manejo de nematoides que afetam sobretudo plantações de soja, milho e algodão.
“Voltamos ao Brasil em um momento de virada de chave global da empresa. Queremos trazer inovações e oferecer soluções que de fato estejam conectadas com os principais desafios dos agricultores brasileiros, seja na área de proteção, seja na área de sementes’, afirma Fernando Arantes Pereira, líder de portfólio Brasil na Nufarm, em comunicado. Em 2019, quando deixou o Brasil (onde estava presente desde 2002), a Nufarm faturava mais de US$ 500 milhões por no país.
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