O Broto, plataforma digital de agro do Banco do Brasil, cresceu e está se multiplicando. Lançado em 2020, o projeto se tornou uma empresa independente em janeiro de 2023, e de 2020 até o fim do mês passado já movimentou R$ 9,3 bilhões em negócios, concentrados em seu marketplace. Até o fim deste primeiro semestre, o valor deverá chegar a R$ 10 bilhões, ainda concentrado em vendas de máquinas, mas nos próximos meses o avanço tende a ser acelerado também por transações com insumos agrícolas, frente que está ganhando espaço no foco de atuação este ano.
“O mercado de insumos é muito promissor”, afirmou Marco Aurélio Silveira dos Santos, superintendente de Operações e Tecnologia do Broto, ao NPagro. Atualmente, disse o executivo, 95% do movimento no marketplace da empresa está ligado a máquinas, mas em 2025 e 2026 a plataforma trabalhará para oferecer um portfólio completo de soluções na área de insumos, com produtos e assistência técnica oferecida por agrônomos. Nesse caminho, haverá atenção especial ao “barter”, modelo de sucesso no país baseado na troca de fertilizantes e defensivos, por exemplo, por colheitas futuras.
No “barter” de soja e milho, o mais difundido no Brasil, o pagamento é realizado com sacas de grãos, e o Broto quer gerar economia para o agricultor a partir da digitalização das operações, com segurança e consistência jurídica. “Não há mais como falar do mercado de insumos sem lembrar do barter”, observou Santos. Para o desenvolvimento da atuação no mercado de insumos, a empresa também busca o envolvimento de revendas e indústrias fabricantes. E se um dos compromissos é oferecer assistência técnica, uma outra novidade que passou a fazer parte do escopo de atuação da plataforma também poderá ajudar.
Lançado recentemente na feira Agrishow, em Ribeirão Preto, o Clube Broto, que oferece benefícios aos participantes, tem como uma de suas pernas principais justamente assistência técnica, além de ofertas especiais, descontos e recompensas aos assinantes. Com isso, o Broto busca fortalecer um ecossistema que também já abarca serviços financeiros, consórcios e seguros, entre outros serviços. “O Clube Broto, que conta com cerca de 40 empresas parceiras, traz uma visão complementar sobre como o produtor pode desenvolver seu negócio, com acesso a soluções eficientes”, afirmou Santos.
Segundo o executivo, a plataforma do Broto tem aproximadamente 300 mil produtores rurais cadastrados, com 1 milhão de acessos por mês. Com o aprofundamento da diversificação da atuação, a empresa está revendo suas metas de longo prazo e atualizando seu Plano de Negócios. Mas uma coisa é certa: o cenário é otimista e a tendência é de crescimento.
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