O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) assinaram ontem um protocolo de intenções para o estabelecimento de uma parceria voltada à inovação tecnológica, sustentabilidade ambiental e segurança alimentar no Brasil.
Segundo o BNDES, a cooperação prevê iniciativas em áreas como restauração florestal, desenvolvimento de sementes adaptadas às mudanças climáticas, bioeconomia, cadeias produtivas sustentáveis e produção de máquinas e equipamentos agrícolas. O protocolo também contempla ações no âmbito do Programa de Governança e Modernização das Empresas Estatais, com foco na sustentabilidade financeira e institucional da Embrapa.
“Entre as ações previstas estão a estruturação de um fundo conjunto de investimentos em pesquisa e inovação, o desenvolvimento de soluções para a produção de bioinsumos e o fortalecimento de modelos produtivos resilientes nos biomas Amazônia e Caatinga. O protocolo também prevê estudos para valorização do patrimônio da Embrapa, bem como a identificação de novas fontes de financiamento e mecanismos que garantam retorno institucional às inovações geradas”, informou o BNDES.
Inscreva-se para receber
as notícias gratuitamente
Ao inserir seu e-mail, você concorda em receber a newsletter do NPAgro. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento