Encerrado o primeiro mês de 2025, os embarques de carne de frango atingiram um novo recorde para o período. Em janeiro, as exportações das indústrias alcançaram 443 mil toneladas, volume que apresentou um incremento de 9,4% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Na série histórica da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o volume exportado em janeiro foi o maior já registrado pelo setor. Em receita, a situação não foi diferente. Os embarques geraram US$ 826,4 milhões, 20,9% a mais do que o resultado obtido no mesmo período do ano passado, com US$ 683,6 milhões.
“A China, as Filipinas e outros mercados têm mantido fluxo relevante positivo de importações do produto brasileiro, reforçando perspectivas positivas quanto ao comportamento destes mercados ao longo do ano, disse Ricardo Santin, presidente da ABPA.
Na prática, os países asiáticos dominaram a demanda pelo frango brasileiro no mês passado. Os embarques para China somaram 44,3 mil toneladas, com crescimento de 15%.
O principal cliente do frango brasileiro foi seguido pelos Emirados Árabes Unidos, com 38,9 mil toneladas (estável), Arábia Saudita, com 31,8 mil toneladas (-9%), Japão, com 28,1 mil toneladas (-30%).
Na sequência aparecem África do Sul, com 27,5 mil toneladas (-14%), União Europeia, com 22 mil toneladas (+41%), Filipinas, com 20,4 mil toneladas (+39%), Coreia do Sul, com 14,6 mil toneladas (+14%), Iraque, com 14,6 mil toneladas (+4%) e Singapura, com 14,1 mil toneladas (+20%).
“Para o próximo mês são esperados resultados positivos de outros mercados com avanços recentes, como é o caso do México, com a renovação do programa de segurança alimentar que influenciou positivamente a compra de produtos brasileiros”, disse Santin
Inscreva-se para receber
as notícias gratuitamente
Ao inserir seu e-mail, você concorda em receber a newsletter do NPAgro. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento