As vendas de etanol realizadas pelas usinas do Centro-Sul do país totalizaram 2,8 bilhões de litros em fevereiro, segundo levantamento da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) divulgado na semana passada. Do volume total, 2,7 bilhões de litros foram comercializados no mercado interno, com aumento de 1,2% em relação ao mesmo mês de 2024. Na mesma comparação, as vendas domésticas de etanol hidratado (usado diretamente nos tanques dos veículos) cresceram 0,6%, para 1,71 bilhão de litros, enquanto as de anidro (misturado à gasolina) registraram incremento de 2%, para 996,6 milhões de litros.
“Desde o início da safra, a redução de custo oferecida pelo biocombustível no mercado interno já superou R$ 8 bilhões de reais. Em outras palavras: se não tivéssemos etanol no mercado nacional, os consumidores teriam gasto R$ 8 bilhões a mais nesta safra para rodar a mesma quilometragem”, afirmou Luciano Rodrigues, diretor de inteligência setorial da Unica, em nota.
Do início da safra atual (2024/25), em abril do ano passado, até fevereiro, as vendas de etanol das usinas do Centro-Sul atingiram 32,62 bilhões de litros, 9,5% mais que em igual intervalo da temporada anterior. A comercialização de hidratado subiu 15,9%, para 20,97 bilhões de litros, e a de anidro caiu 0,32%, para 11,65 bilhões de litros.
Inscreva-se para receber
as notícias gratuitamente
Ao inserir seu e-mail, você concorda em receber a newsletter do NPAgro. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento