O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, informou na noite de ontem que 11 países manifestaram oficialmente a imposição de algum tipo de restrição contra as exportações de carne de frango do Brasil após a confirmação de um caso de influenza aviária de alta patogenicidade em Montenegro, no Rio Grande do Sul
Contudo, muitos acordos sanitários mantidos pelo Brasil estabelecem que o país tem que deixar de emitir certificados de exportação assim que certas doenças são identificadas, como é o caso da influenza aviária.
Com isso, na prática a confirmação do caso em Montenegro faz com que o Brasil esteja enfrentando algum tipo de barreira, total, ou parcial, para exportar para 79 países. A relação inclui os 27 países da União Europeia e os cinco da União Euroasiática.
Veja abaixo a relação dos países para onde as exportações estão temporariamente suspensas, a abrangência da restrição e quais produtos estão vetados, por enquanto. As informações foram retiradas do Ofício – Circular Conjunto DIPOA-DSA Nº 19/2025.




Inscreva-se para receber
as notícias gratuitamente
Ao inserir seu e-mail, você concorda em receber a newsletter do NPAgro. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento