O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea/Famato) elevou sua estimativa para a área da safrinha de milho no Estado nesta temporada 2024/25, mas a prevista queda de produtividade das lavouras, derivada sobretudo do atraso no plantio, deverá resultar em colheita modestamente menor.
Segundo o órgão, a área chegará a 7 milhões de hectares, ante os 6,8 milhões projetados anteriormente – que foi a área do ciclo 2023/24. Com base na média das últimas três safras, o Imea prevê um rendimento de 111,72 sacas de 60 quilos por hectare, em queda de 3,4% em relação à temporada passada, e com isso a produção passou a ser calculada em 46,94 milhões de toneladas, contra 47,17 milhões em 2023/24.
Segundo o último cenário traçado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em todo o país a safrinha de milho chegará a 94,6 milhões de toneladas em 2024/25, com aumento de 4,8% na comparação com o ciclo passado
“É importante ressaltar que a estimativa ainda está em aberto, uma vez que fatores climáticos, como as chuvas de abril e maio, podem influenciar o rendimento final, principalmente, nas áreas tardias”, informou o Imea na segunda-feira. Ainda de acordo com o órgão, o plantio foi concluído em 85% da área estimada até a semana passada.
Inscreva-se para receber
as notícias gratuitamente
Ao inserir seu e-mail, você concorda em receber a newsletter do NPAgro. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento