O mercado sucroalcooleiro sentiu a queda na produtividade dos canaviais da região Centro-Sul na safra 2024/25. A produção nacional de cana-de-açúcar encolheu 5,1%, resultado da queda de 9,8% na produtividade da região Centro-Sul.
A consequência foi uma produção de açúcar 3,4% menor, de 44,1 milhões de toneladas. Com a queda, a VLI ampliou seu domínio sobre o transporte ferroviário do adoçante, sendo responsável pelo escoamento de 14,1% da oferta nacional no ciclo 2024/25, usando a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
O desempenho da safra passada representa uma fatia quase um ponto percentual maior. Na safra 2023/24, a empresa transportou 13,3% de uma produção total de 45,7 milhões de toneladas. Na prática, a VLI elevou o volume transportado em 1,6%, para 6,2 milhões de toneladas de um ano para o outro.
“O resultado que obtivemos na safra 2024/25, mesmo com um volume produzido de açúcar menor no Centro-Sul brasileiro, é fruto de nossa capacidade para desenvolver soluções operacionais com o olhar atento às necessidades de negócio de nossos clientes”, disse Marcelo Cardoso, diretor de operações do corredor sudeste da VLI.
A marca de 6,2 milhões de toneladas transportadas representa um recorde para a VLI. O recorde anterior havia sido alcançado na safra 2023/24, com o transporte de 6,1 milhões de toneladas.
Nos portos, a empresa manteve o mesmo desempenho do exercício anterior, embarcando 5,0 milhões de toneladas no Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio de Mesquita (Tiplam).
Inscreva-se para receber
as notícias gratuitamente
Ao inserir seu e-mail, você concorda em receber a newsletter do NPAgro. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento