VLI transporta 1 em cada 7 toneladas de açúcar do Brasil

Empresa de logística transportou 6,2 milhões de toneladas pela Ferrovia Centro-Atlântica, mesmo com a queda de 5,3% na produção Centro-Sul
Alexandre Inacio

O mercado sucroalcooleiro sentiu a queda na produtividade dos canaviais da região Centro-Sul na safra 2024/25. A produção nacional de cana-de-açúcar encolheu 5,1%, resultado da queda de 9,8% na produtividade da região Centro-Sul.

A consequência foi uma produção de açúcar 3,4% menor, de 44,1 milhões de toneladas. Com a queda, a VLI ampliou seu domínio sobre o transporte ferroviário do adoçante, sendo responsável pelo escoamento de 14,1% da oferta nacional no ciclo 2024/25, usando a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

O desempenho da safra passada representa uma fatia quase um ponto percentual maior. Na safra 2023/24, a empresa transportou 13,3% de uma produção total de 45,7 milhões de toneladas. Na prática, a VLI elevou o volume transportado em 1,6%, para 6,2 milhões de toneladas de um ano para o outro.

“O resultado que obtivemos na safra 2024/25, mesmo com um volume produzido de açúcar menor no Centro-Sul brasileiro, é fruto de nossa capacidade para desenvolver soluções operacionais com o olhar atento às necessidades de negócio de nossos clientes”, disse Marcelo Cardoso, diretor de operações do corredor sudeste da VLI.

A marca de 6,2 milhões de toneladas transportadas representa um recorde para a VLI. O recorde anterior havia sido alcançado na safra 2023/24, com o transporte de 6,1 milhões de toneladas.

Nos portos, a empresa manteve o mesmo desempenho do exercício anterior, embarcando 5,0 milhões de toneladas no Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio de Mesquita (Tiplam).

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