A TAG Investimentos, gestora independente de patrimônio com R$ 14 bilhões sob gestão, informou que está lançando, por meio de seu braço de inovação TAG Edge, seu primeiro Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro), com foco em crédito direto para pequenos e médios produtores rurais. O fundo tem como meta alcançar um patrimônio líquido de R$ 1 bilhão até o fim de 2027.
“O fundo se diferencia por embarcar tecnologia diretamente na estrutura do fundo: um motor de crédito altamente especializado aliado a um arranjo de pagamento fechado com o cartão digital ‘Prazo Safra’, conectado ao ciclo agrícola do produtor”, realçou a TAG Edge, em nota. Esse arranjo nasceu da integração entre duas startups: a Sette, antes conhecida como A de Agro, responsável pelo “motor de crédito”, e a E-ctare, com sua plataforma de pagamentos.
A Sette opera com um sistema de análise de crédito orientado por inteligência artificial, big data e imagens de satélite, e realiza avaliações sobre capacidade de pagamento e performance produtiva, com monitoramento das áreas financiadas.
Já a E-ctare disponibiliza um modelo de pagamento fechado via cartão digital “Prazo Safra”, que pode ser adotado de forma opcional. O cartão permite que o produtor acesse insumos, bens e serviços, com rastreabilidade dos recursos, e oferece programas de fidelidade e relacionamento com os fornecedores.
A TAG Edge explica, ainda, que o parceiro de originação das operações pode ser uma cooperativa, uma revenda ou uma agroindústria. “Este não é apenas um fundo de crédito, é uma nova plataforma de acesso ao mercado de capitais para o produtor rural”, afirma Francisco Perez, diretor do TAG Edge.
Inscreva-se para receber
as notícias gratuitamente
Ao inserir seu e-mail, você concorda em receber a newsletter do NPAgro. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento